As comunidades on-line formam-se à volta de interesses e necessidades especiais. A definição de comunidade em contextos educacionais é evidenciada numa turma em que os alunos participem activamente, partilhando ideias pessoais e académicas.
Podem fazê-lo através duma série de combinação de métodos de comunicação.
A comunidade é mais forte quando alunos e instrutores se sentem ligados, partilhando interesses e valores comuns, numa comunicação de dois sentidos orientada na confiança de um grupo que persegue a luta pela aprendizagem num trabalho de equipa interdependente, honesto, receptivo, cooperante, que se expressa e avalia criticamente o trabalho dos outros.
Segundo estudos destinados a desenvolver “princípios de design baseados na Web e orientados para a comunidade, foram desenvolvidas quatro dimensões necessárias para criar uma comunidade vibrante e sustentada.
1- Situacionalidade: Promovida/adoptada por actividades contextualizadas p. ex em tarefas e projectos baseados na procura e necessidades.
2- Comunhão: Promovida por interesses comuns, por ex. em livros e problemas partilhados
3- Interdependência: Promovida por níveis de especialização diferentes: perspectivas e opiniões diferentes; necessidades diferentes, benefícios mútuos; e motivos complementares.
4- Infraestrutura: Promovida por regras; mecanismos de responsabilidade e estruturas facilitadoras.
Os autores Hathorn e Ingram identificam três elementos chave: interdependência que se vê quando os estudantes se apoiam mutuamente em vez de competir, síntese de informação que significa gerar um produto conjunto que é diferente da contribuição de qualquer indivíduo e interdependência do instrutor, cada aluno depende si.
Harasim define a aprendizagem colaborativa on-line como “um processo interactivo de conhecimento de grupo” que encoraja os estudantes a serem inovadores, a criarem capacidade intelectual, desenvolvendo a perícia facilitada pelos instrutores.
Sem a colaboração, os modelos de transmissão são indesejáveis porque preferem a informação ao conhecimento. Interacção sobre o conteúdo do curso, mas também interacção social e pessoal.
Surgem uma série de questões relativamente à relação entre comunidade e colaboração, pois podem estar ou não dissociados, porque colaborar pode não significar comunidade.
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